Blog

Avogadro e suas moléculas

Avogadro e suas moléculas
Avogadro e suas moléculas

Sempre brinco com meus alunos que não entendo como eu consegui passar no vestibular sem saber o que era um mol, em Química. Calcular um número de mol era algo completamente estranho ao meu mundo. Até que um dia, já na faculdade de História, tive que fazer um trabalho sobre o cientificismo do século XIX e, naquela ocasião, me deparei com um nome que soava conhecido: Avogrado.

Amedeo Avogadro (1776-1856) foi um advogado e físico italiano, considerado um dos grandes nomes da ciência do século XIX. Sua importância foi particularmente essencial na Química moderna que se configurava naquele momento histórico: Avogrado contribuiu para as explicações sobre teoria molecular, distinguindo átomos de moléculas.

Em 1811, Amedeo Avogadro enunciou a hipótese segundo a qual volumes iguais de gases diferentes, nas mesmas condições de pressão e de temperatura, contêm o mesmo número de moléculas. Em homenagem a Avogadro, o número de partículas (6,02 x 10²³) que existem em 1 mol de uma substância química foi designado por “número de Avogadro”.

jp
Prof. JP – João Paulo Mesquita Hidalgo Ferreira
Professor de História e Escritor